Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize a sua experiência na Investing.com. Poupe até 40% Mais detalhes

Bitcoin – Game-changer ou mais uma bolha na teoria do maior idiota?

Por João CaleiraCriptomoedas23.02.2021 17:36
pt.investing.com/analysis/bitcoin--gamechanger-ou-mais-uma-bolha-na-teoria-do-maior-idiota-200432360
Bitcoin – Game-changer ou mais uma bolha na teoria do maior idiota?
Por João Caleira   |  23.02.2021 17:36
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este artigo já foi guardado em Artigos Guardados
 

Bitcoin e as retantes altcoins fizerem nos últimos 2 meses ganhos extraordinários, alguns superiores a 1000%! Mas o que é que faz com que estas “moedas” digitais sejam tão especiais para justificar estas valorizações?
 
Para meter em perspetiva, só a moeda bitcoin a semana passada chegou a um market cap (valor de mercado) de 1 trilião de dólares. Isso é quase o valor 3 companhias conhecidas por todos a Apple (NASDAQ:AAPL), Microsoft (NASDAQ:MSFT) e Google (NASDAQ:GOOGL) (alphabet). Para aceitarmos pagar mais 50.000 dólares por uma bitcoin estamos a aceitar esta valorização. Eu uso a google para pesquisar. Eu tenho um computador da Apple e outro da Microsoft. Mas nunca usei uma bitcoin na vida. Será que vale tanto como estas empresas?
 
O que leva, então, a bitcoin a valer tanto?
 
Segundo os defensores da bitcoin e outras moedas, estes são os meios de pagamento do futuro! E dão essencialmente 3 razões para justificar estes valores.
 
1º - Descentralização – Temos uma moeda totalmente descentralizada de qualquer fonte organizada de poder, como bancos centrais dos diferentes paises, o que faz com que seja impossível de ser manipulada.
 
2º - Anonimato – Como não está nas mãos do sistema, teoricamente eu posso comprar o que quiser com bitcoin sem ser taxado nem que qualquer pessoa saiba o que estou a comprar
 
3º - Escassez – Devido ao sistema de halving, só pode existir um determinado número de bitcoins no mundo, 21 milhões para ser mais exato, não podendo ser possível criar mais. Devido a este limite, o seu valor vai sempre crescer, sendo um bom hedge contra uma crescente inflação e desvalorização de outras moedas como o dólar.
 
Falem com qualquer entusiasta de cripto e é isto que eles vos dirão.  Por este motivo é que personalidades como Mark Cuban, Elon Musk, entre outros, defende as criptomoedas como uma fonte de reserva de valor.
 
Até onde é que a bitcoin pode ir?

Há quem diga 100.000$, o que significaria que se metessem hoje 100€ podiam, na melhor das hipóteses, duplicar o vosso investimento. Há quem fale em 200.000$, e até já vi nesses foruns do reddit quem fale em 1.000.000$. E sabem que mais? A verdade é que ninguém realmente sabe quanto é que a bitcoin vale, nem o seu valor, porque não tem um valor intrínseco por detrás.
 
Na realidade a bitcoin vale tanto quanto alguém quiser pagar por ela, tal como uma obra de arte.
 
Agora, qual é a minha opinião pessoal sobre Bitcoin e companhia?

Eu acredito, tal como Bill Gates, ou Nouriel Roubini, que a bitcoin não se trata de um game-changer, nem de uma reserva de valor, mas antes de uma bolha seguindo os princípios da teoria do maior idiota. Ou seja, o maior idiota é aquele que está disponível para pagar o preço mais alto por ela, e desde aí que o preço virá sempre a cair.
 
Deixem-me explicar então porque é que acho que a bitcoin vale, na realidade, 0$.
 
1º - A bitcoin não tem qualquer valor real e os seus usos são, maioritariamente, para fins ilegais. Nós compramos bitcoin nas corretoras e depois? O que fazemos com ela? Pouco ou nada, pelo menos que seja legal. Se quiserem comprar droga na darkweb, ou encomendar um rapto ou pior, aí se calhar a bitcoin poderá ser interessante, mas não é o meu caso.
 
2º - A mineração da Bitcoin, ou seja, a energia gerada e o CO lançado para a atmosfera para manter a bitcoin “viva” é igual a toda a energia e poluição gerada por um país do tamanho da Dinamarca ou da Holanda! Por isso tem uma pegada ambiental gigante para um custo económico real nulo. Não percebo como é que o Elon Musk, que se diz amigo do ambiente com carros movidos a eletricidade, fomenta um ativo tão prejudicial para o meio ambiente.
 
3º - Não serve de reserva de valor. Eu tenho no meu portfólio uma empresa de ouro. Ouro é uma das reservas de valor mais antigas do mundo e sabemos que o seu preço é relativamente estável. A bitcoin tem dias em que ganha 10% e outros onde perde 20%. Imaginem o que é terem uma empresa onde aceitam bitcoin como meio de pagamento e a vossa margem de venda é de 10%. O que ganham hoje vai-se à vida amanhã por causa da desvalorização do meio de pagamento que aceitaram.
 
4º - Não é um asset. Assets são bens que geram rendimento. A Bitcoin não gera nenhum tipo de benefício económico para a sociedade, logo não gera rendimento. A única coisa que tem é flutuação de preço de acordo com aquilo que alguém quer pagar por ela. Se eu comprar uma galinha pelo menos sei que ela vai-me dar ovos. Se compro uma ação de uma empresa, posso receber dividendos. Se compro bitcoin ela não me gera nada.
 
5º - Não serve como meio de pagamento. A bitcoin no tempo que faz 5 transações, a network da visa consegue fazer 24.000, portanto, por comparação, é extremamente ineficaz.
 
6º - Não é relamente escassa. Eu posso comprar bitcoin com 10€. Não comprei a bitcoin, comprei uma fração de bitcoin. Qual é a diferença?
 
7º - Não é segura. Se eu esquecer-me do pin do meu cartão de multibanco, há várias formas seguras e de sistemas altamente regulados, que me permitem ter acesso ao meu dinheiro. Se tiverem uma e-wallet e se for alvo de um hackar, ou se esquecerem da vossa senha, nunca mais vêem esse dinheiro na vida.
 
8º - Não é descentralizada. Eu não acho que seja descentralizado quando a grande parte das pessoas que fazem a bitcoin são grandes corporações de mineração na Russia e na China.
 
9º - É altamente manipulável. Essas mesmas corporações possuem quantidades enormes de bitcoin, são chamadas de baleias. Basta uma destas “baleias” querer, que afunda o valor de mercado em 5%, 10% ou mais.
 
Tudo isto mina toda e qualquer credibilidade que se possa ter em criptomoedas na minha opinião. Eu prefiro meter o meu dinheiro em fontes estáveis e que possuam um verdadeiro valor económico por trás.
 
Agora, a última questão. Devo ou não comprar bitcoins ou outras criptomoedas?
 
Se acreditas nelas podes comprar. É possível que cheguem a um valor de 100.000$? Sim é. Tudo é possível.
 
No entanto, a minha opinião, é que o último idiota que comprar no valor mais alto, vai acabar por perder grande parte do capital investido. E a última coisa que eu quero ser é o idiota que fica com o saco na mão.

Bitcoin – Game-changer ou mais uma bolha na teoria do maior idiota?
 

Artigos Relacionados

Bitcoin – Game-changer ou mais uma bolha na teoria do maior idiota?

Adicione um comentário

Diretrizes para Comentários

Encorajamos o uso de comentários como forma de interagir com os nossos usuários, compartilhar a sua perspetiva e fazer perguntas. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado no tema. Apenas coloque conteúdo relativo ao tópico.
  • Seja respeitoso. Até as opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias ou ataques pessoais dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de registro no futuro, a critério Investing.com.

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja eliminar este gráfico?
 
Postar
Também publique em :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua capacidade de comentar está suspensa devido a relatórios negativos por partes utilizadores. O estado será revisto pelos nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (19)
Rui Raimundo
Rui Raimundo 22.05.2021 10:46
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
👏🏻👏🏻👏🏻 de acordo!
Flavio Santos
Flavio Santos 08.03.2021 0:16
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Só a apple temMais de um trillion em cap bolsita a caminho de 2 trillions..
Daniel Carraco Cerejo
Daniel Carraco Cerejo 01.03.2021 20:29
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
todo na vida tem o valor que lhe queremos dar. ao fim ao cabo não se esqueçam que uma nota tbm não passa de uma folha de papel !!! e uma moeda um bocado de metal.
Jeré Costa
Jeré Costa 01.03.2021 19:47
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Independentemente de qualquer advertência, para mim o Bitcoin é tipo o sexo extra conjugal; todos sabem que é perigoso e feio mas longe de tudo e todos muitos o fazem, concluído, me deixem pecar com a gostosa da bitcoin que no fundo não perco nada, apenas ganho mais algumas lições...
pedro Pedro
vipedro 01.03.2021 18:31
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Ótimo artigo, com cabeça, troncos e membros,a Bitcoin e é alta especulação, pirâmide....e o spread para comprar ou vender...!!!aí sim quem me dera ser broker...enfim mesmo para idiotas, comprei e sejam felizes,. infelizmente o planeta é o maior perdedor...e todos seres vivos. Vítor Pedro ... melhores cumprimentos
Filipe Cabral
Filipe Cabral 28.02.2021 13:11
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
O artigo está muito bom. Já a bitcoin está insuportável!
Paulo Castilho
Paulo Castilho 26.02.2021 22:36
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Deixo aqui o meu comentário sobre as criptomoedas as criptomoedas são como outras coisas que saem fora da caixa há sempre aquela resistência daqueles que estão dentro da caixa  mas mais cedo ou mais tarde acabam por ter de ver o obvio.
Daniel Lopes
Daniel Lopes 25.02.2021 12:14
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
bitcoin não é imventismento isso é ponto assente, agora dizer que bitcoin praticamente so tem uso para fins ilegais isso é que é idiota, encomendar raptos e drogas pela internet ? sem querer criticar muito e sendo eu uma pessoa com muito por aprender, estuda mais um bocado
JENNIFER GOMES
JENNIFER GOMES 25.02.2021 10:46
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Estas errado ha 10 anos e portanto o orgulho jamais te vai deixar ver a realidade. Nao ha que perder tempo com velhos do Restelo como tu, portanto, fuck off and die.
João Pedro Coimbra
João Pedro Coimbra 25.02.2021 10:46
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Quanta educação... Quanta classe...
Pedro Felicio
Pedro Felicio 25.02.2021 10:46
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Quão energúmeno saiu!
Jose Santos
Jose Santos 24.02.2021 17:51
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Em bolha estão os mercados de ações, de obrigações, de imobiliário... tudo graças ao QE dos bancos centrais.
Jose Santos
Jose Santos 24.02.2021 17:46
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
A maior parte das atividades criminosas são feitas em USD. Acontecendo com criptos, a polícia tem tarefa facilitada de investigação porque fica tudo registado no Blockchain. Os bancos centrais estão a destruir o valor das moedas fiduciárias com toda a força e não têm como parar porque senão todo o sistema monetário global implode, logo os bancos centrais estão encurralados e têm que imprimir moeda como se não houvesse amanhã, daí eu manter reserva de valor em cryptos, Au e Ag para proteção da inflação que aí vem. As moedas fiduciárias não têm nenhum valor intrínseco desde 1971, são baseados em dívida brutal (impagável) e confiança. Ora, a confiança em moedas fiduciárias e bancos centrais não é nenhuma.
Tiago Povoa
Tiago Povoa 24.02.2021 17:09
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Artigo muito “biased” infelizmente...
Luis Alves
Luis Alves 24.02.2021 16:17
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Fico mais descansado por saber que as moedas fiat não são manipuláveis, nem servem para comprar armas, drogas, etc... Relativamente à volatilidade, é certo que é grande, mas tb é certo que não tem 2700 anos de história, como o AU. como diria o cego: a ver vamos!
João Caleira
João Caleira 24.02.2021 16:17
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Sem dúvida, por isso é que acho que devemos fazer uma boa procura em formas de hedge contra a inflação. Mas tal como eu disse no artigo, ninguém sabe realmente a evolução da cripto. A ver vamos, sim senhor.
Rui Miguel
Rui Miguel 24.02.2021 15:12
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Incrivel é que tenho os dois nomedamente uma empresa de ouro e BTC e enquanto a empresa com fundamentais muito bons já desceu mais de 20% o BTC já vai quase nos 300%. Mais íncrivel ainda é a tua incoerência ao longo das críticas que fazes!  Ouves aqui e ali e fazes um artigo sobre algo que estás inquivocado. Chamas reserva de valor e correto ao BTC pois tens todas as características que queres numa reserva de valor oferta fixa, deflacionário e não pode ser manipulado pelo os governos ao contrário do ouro que se bem te lembras em 2020 a JP Morgan foi multada quase em 1000 milhões de euros devido a manipulação dos preços do ouro! Ora considerando o BTC como reserva de valor não te interresa se desceu 10% no dia a seguir porque a ideia não é fazer pagamentos para isso existem tecnologias quer centralizadas quer descentralizadas muito superiores para o efeito. Procurar uma reserva de valor para fazer um pagamento em 1 semana faz todo o sentido, mas enfim junta-te a jpmorgan.
João Caleira
João Caleira 24.02.2021 15:12
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Obrigado pela opinião Rui. Como disse no artigo, se acreditas em cripto fazes bem em investir e pode ser que a bitcoin chegue aos 100k ou até mais. Apenas chamo a atenção que há riscos e a decisão deve ser bem informada.  Continuação de muito sucesso!
Rui Miguel
Rui Miguel 24.02.2021 15:12
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
João Caleira  Nisso estou de acordo contigo e desculpa se fui muito agressivo na postura mas custa-me a 100% aceitação de um sistema que já se provou corrupto em situações altamente escrutináveis mas não se dá oportunidade a um sistema em que a confiança é baseada em tecnologia que permite muita mais transparencia. Tecnologias que têm provado ser a base de todos os segmentos do mundo. Um abraço!
Francisco Lopes
Francisco Lopes 24.02.2021 14:32
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Esqueceste-te do principal propósito da bitcoin, que é funcionar como reserva de valor. Eu posso transferir a minha bitcoin para euros, ou bitcoin para uma pessoa em qualquer parte do mundo sem levar com comissões gigantes em segundos. Sem o Estado nem ninguém saber. Na america latina devido ao fraco poder de compra por parte dos habitantes, já comecam a alocar grande parte dos rendimentos em bitcoin, o burguer king e a pizza hut na america do sul ja aceitam pagamentos em bitcoin. O ouro tem varios custos a ele associados, transporte, segurança, manutenção e outros custos. A bitcoin veio para ficar e só vai ficar cada vez mais forte, o elon musk já percebeu e ao injetar 1,5 biliões já retirou 500 milhões de lucro em duas semanas.
João Caleira
João Caleira 24.02.2021 14:32
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Obrigado pela opinião Rui. Como disse no artigo, se acreditas em cripto fazes bem em investir e pode ser que a bitcoin chegue aos 100k ou até mais. Apenas chamo a atenção que há riscos e a decisão deve ser bem informada.  Continuação de muito sucesso!
Francisco Lopes
Francisco Lopes 24.02.2021 14:32
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Além disso o Bil Gates já mudou a sua opinião relativamente à bitcoin, neste momento vê valor num bem digital mas não tenciona investir. Também como investidor deixa sempre a desejar, vendeu as ações todas que tinha da Apple em 2000 uns anos antes de lançarem o primeiro ipod.
Jose Carlos Schuarz
Jose Carlos Schuarz 24.02.2021 13:35
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
muito boa Analice, ainda mais as duas nações envolvida, prefiro pisar em chão firme
João Caleira
João Caleira 24.02.2021 13:35
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Muito obrigado José pelo seu comentário. Votos de muito sucesso!
João Ramos
João Ramos 24.02.2021 13:30
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Subscrevo. Neste momento a sua valorização estará relacionada com o facto de se estar a imprimir Dólar como nunca. Algumas empresas e pessoas com muito dinheiro acabam por investir em bitcoin vendo ali um porto seguro a curto prazo... Na hora em que sairmos desta crise e o Dólar comece a valorizar e a estabilizar, acredito que a maior parte dos investidores tentem vender a sua posição enquanto tem valor
João Caleira
João Caleira 24.02.2021 13:30
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Muito obrigado João pelo seu comentário, partilho exatamente da mesma opinião. Votos de muito sucesso!
Jorge de Oliveira
Jorge de Oliveira 24.02.2021 13:22
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Interessante. Gostei bastante!!!
João Caleira
João Caleira 24.02.2021 13:22
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Muito obrigado Jorge pelo seu comentário. Votos de muito sucesso!
Nara Paes
Nara Paes 24.02.2021 13:08
Guardado. Veja Artigos Guardados.
Este comentário já foi guardado em Artigos Guardados
Muito boa colocação.
João Caleira
João Caleira 24.02.2021 13:08
Guardado. Veja Artigos Guardados.